sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Resenha: "Sete Minutos" - Lara Morgado

Este livro conta a história de Raul, um médico muito conceituado mas também muito rabugento. Trabalha numa clínica de fecundação, e durante uma das fecundações que está a fazer apercebe-se que ao fim de 7 minutos aparece um circulo na célula ao qual Raul chama de criptossoma.
As pessoas começam a adorá-lo mas para ele tudo continua igual. Até que começa a ouvir vozes no seu laboratório, pede então à sua secretária que fale com o segurança para reforçar a vigília no prédio. Mas as vozes não param e  um dia Raul ouve um grito, um grito ensurdecedor, cheio de sofrimento, um grito de ajuda, este grito dura apenas 7 minutos e depois tudo fica em silencio, um silencio cortante. Raul muito assustado e a pensar que está louco liga para o seu amigo Ricardo que é psicólogo. Ricardo aconselha-o a ouvir as vozes, e a tentar compreende-las e Raul assim faz, tenta falar com as vozes, tenta ouvi-las, tenta encontrar respostas, mas estas conversas apenas duram 7 minutos. Um dia Raul tem a ideia de congelar o óvulo, e começa a falar com uma dessas vozes, uma voz feminina e sensual, passam 7 minutos e a conversa continua, Raul está apaixonado, dá-lhe então o nome Lúcia.
Lúcia convence Raul a escrever um livro para que as pessoas parem de engravidar e deixem de ter filhos, pois estas vozes não querem nascer. Raul acede ao pedido de Lúcia e publica o livro 2 meses depois de começarem a conversar.
Todos lêem o livro e todos o aprovam, o veneram, Raul torna-se um "Deus". Devido ao seu livro, mulheres tiram os ovários, fazem laqueações, os infantários fecham ficam vazios, assim como as escolas e as maternidades, ter filhos é para todos uma vergonha, nas palavras de Raul é trazer alguém ao mundo para morrer. Mas tudo isto passa ao lado de Raul, ele vive numa outra "dimensão" não sai de casa durante 2 anos, apenas vê as noticias e olha pela janela, mas a sua paixão por Lúcia começa a fraquejar, Raul sente a falta de lhe tocar, sente falta que ela tenha um corpo.
E nessa altura percebe a asneira que fez ao publicar aquele livro, então faz um anuncio à comunicação social, onde diz que as mulheres tem de voltar a engravidar. 
Este anuncio criou uma grande revolta nas pessoas e Raul é condenado por matar todos os bebés. É condenado a morte. Antes de morrer Raul descobre que tem um filho com dois anos, fruto do seu envolvimento com outra mulher antes de conhecer Lúcia, este seu filho é o oposto do pai, pois fala com os mortos. Raul acaba por ser morto.

Um livro impressionante, capaz de fazer rir, chorar, irritar, um livro que mexe com os sentimentos. Dei a este livro 4.5 estrelas.

Sem comentários:

Enviar um comentário